Preparar os alimentos tendo como fonte energética combustíveis fósseis é coisa do passado para Patrick Sherwin, inventor do GoSun Stove, um forno que usa única e exclusivamente o Sol como fonte de energia.

Este prático e altamente sustentável forno, que pode ser transportado para qualquer lado dado o seu reduzido tamanho, atinge facilmente temperaturas na ordem dos 205ºC. Isto apenas com recurso à energia que recebe do Sol! O GoSun Stove permite assar, ferver, fritar e cozinhar a vapor os alimentos… desde que haja sol e um pouco de criatividade, este forno sustentável está sempre pronto a ser utilizado.

E como pode um aparelho tão pequeno ser tão eficiente? O segredo está no seu inovador design e num tubo de vidro a vácuo com pouco mais de 12 centímetros que resiste a altas temperaturas. Envolto em placas de alumino, este pequeno tubo absorve os raios solares, transformando o calor recebido em energia pura que vai possibilitar preparar e aquecer os alimentos sem dificuldade.

E não se pense que este forno é apenas uma útil ferramenta para os dias repletos de sol. Nada disso! Mesmo em dias nublados, o Go Sun Stove funciona sem qualquer entrave, já que a sua bateria interna armazena a energia recebida em dias solarengos, para ser usada em qualquer altura, independentemente das condições climatéricas. Um projecto sustentável e inovador, que pode conhecer em detalhe aqui.

Foto: Go Sun Stove Facebook 

Deixar uma resposta