doces

Se é daquelas pessoas que não resiste a um doce, saiba que o exercício físico pode fazer muito por si na hora de ceder à tentação. Um estudo revela que os desejos de açúcar podem ser anulados por uma caminhada de apenas 15 minutos, mesmo para pessoas com excesso de peso, em stress, ou com doces à mão.

O estudo, feito por uma equipa liderada por Larissa Ledochowski, foi publicado pela Universidade de Innsbruck, na Áustria. De acordo com a revista norte-americana Pacific Standart, os investigadores explicam que “a promoção de actividade física pode ser valiosa para reduzir a urgência de consumir snacks nas alturas de maior vulnerabilidade”.

No estudo foram analisadas 47 pessoas com excesso de peso, que consumem snacks com altas calorias diariamente. Foi-lhes pedido que não ingerissem essas comidas três dias antes da experiência. De seguida, e já no laboratório, as pessoas foram divididas em dois grupos; metade deu um passeio de 15 minutos, enquanto a outra metade ficou sentada durante o mesmo período de tempo.

Cinco minutos depois do passeio e da espera, os participantes completaram um teste, associado a altos níveis de stress – por exemplo, o nome de uma cor está ligado a outra e o inquirido tem de dizer o nome correcto.

Depois foi-lhes oferecido um snack altamente calórico e pedido que o mantivessem aberto durante 30 segundos, sem o comerem. Os níveis de desejo foram medidos, assim como os batimentos cardíacos e o nível de pressão sanguínea.

Os investigadores concluíram que o grupo que fez a caminhada tinha mais resistência aos desejos de açúcar, do que os que se mantiveram sentados. “As descobertas desde estudo apoiam a ideia de que um pouco de exercício pode reduzir a vontade de comer”, escreveram.

Foto: Creative Commons

Deixar uma resposta