Eis a solução energética renovável que custa menos que um telemóvel topo de gama

No que diz respeito à tecnologia de ponta usada para providenciar energia para habitação, até agora nada batia o uso de painéis solares. Batia, no passado, porque esta situação está a mudar graças ao projecto de dois irmãos indianos que almejam tornar a energia eólica mais acessível. O mais fascinante desta história? Esta turbina eólica domestica, capaz de abastecer energeticamente uma casa, custa menos que um telemóvel topo de gama.

A ideia está a ser desenvolvida pela startup indiana Avant Garde Innovations, dos irmãos Arun and Anoop George, e tem um tamanho pouco maior que uma habitual ventoinha de tecto. Segundo o Times of India, esta turbina eólica doméstica é capaz de produzir um a três kilowatts por hora, durante todo o dia, energia suficiente para abastecer toda a habitação.

Quebrar o ciclo de pobreza energética é um dos objectivos que move estes irmãos. Em todo o mundo há cerca de mil milhões de pessoas que não têm acesso a fontes de energia, com as questões económicas a surgirem como o principal impedimento.

Assim, e como forma de contribuir para um mundo melhor, a aposta desta família passa por estas compactas, mas poderosas, turbinas domésticas. “Independentemente da energia produzida durante o tempo de vida útil destas turbinas, que ronda em média os 20 anos, há a garantia que haverá sempre electricidade gratuita”, explica com entusiasmo Arun neste vídeo.

Mundialmente, o projecto destes dois irmãos tem merecido as melhores críticas e reconhecimento internacional. Recentemente foram nomeados como uma das 20 melhores Inovações em Energias Renováveis na Índia, iniciativa que junta algumas das mais reconhecidas empresas e organizações do sector, caso da United Nations Industrial Development Organization, Cleantech Open USA, entre outras.

A próxima etapa para a Avant Garde Innovations passa pela democratização desta turbina ao grande público, com as estimativas a indicarem que o inovador produto destes irmãos chegará ao mercado ainda no início do segundo semestre de 2016, com um preço recomendado de €710.

Foto: Avant Garde Innovations

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php