Este adolescente está numa missão: plantar 150 árvores por cada habitante da Terra

felix

Felix Finkbeiner é um adolescente com uma missão: plantar 150 árvores por cada habitante do planeta Terra. Do alto dos seus 18 anos, Felix está determinado em alcançar o seu nobre objectivo e preparado para travar as mais duras batalhas para chegar à meta final com este grandioso desafio bem-sucedido.

Tudo começou quando há cerca de uma década- na altura com nove anos- Felix decidiu que tinha de fazer alguma coisa para combater as consequências das alterações climáticas. À sua volta todos pareciam muito interessados no tema, mas na altura h todas as boas intenções não passavam disso mesmo. Contrariando a inércia que o rodeava, Felix resolveu tomar as rédeas da situação e passar à acção de uma vez por todas. E o sucesso da sua demanda não tardou a surgir. Criou a Plant for the Planet, com a apoio das Nações Unidas, e até ao momento Felix já foi responsável pela plantação de mais de 14 mil milhões de árvores em 130 países. E esta aventura ainda agora começou!

A viver na Alemanha, Felix Finkbeiner tem no activista Wangari Maathai a sua maior fonte de inspiração. Galardoado com o Prémio Nobel em 2004, Maathai foi responsável pela cultivo de mais de 30 milhões de árvores em território africano. Ainda no quarto ano de escolaridade, Felix seguiu o exemplo do seu ídolo e plantou a primeira árvore à porta da sua escola. Estavam assim criadas as bases para o movimento de defesa ambiental deste jovem.

A atenção mediática dada ao caso veio ajudar na divulgação deste notável projecto de Felix, abrindo-lhe as portas das Nações Unidas e do Parlamento Europeu. Isto enquanto levava o seu objectivo a bom porto, com centenas de árvores a serem plantadas no entretanto. A milésia árvore foi plantada quando Felix completou 13 anos.

Desde então o projecto ganhou asas e o objectivo inicial de Felix ultrapassou as suas mais irrealistas expectativas. Em parceria com as Nações Unidas foram já plantadas 14 mil milhões de árvores e a fasquia está agora ainda mais elevada: um trilião de árvores, qualquer coisa como 150 árvores por cada habitante do planeta Terra. A Felix juntaram-se já mais de 50 mil embaixadores desta causa, a maioria com idades entre os nove e os doze anos.

No seu discurso na conferência Urban Future, no ano passado, Felix transmitiu toda a sua paixão e pragmatismo. “Se daqui a 20 anos percebermos que os conselhos dados pelos cientistas da actualidade sobre as alterações climáticas estavam errados, teremos a consciência que o trabalho que estamos a desenvolver agora não prejudicou ninguém. Mas se ouvirmos os cépticos e não fizemos nada, podemos vir a descobrir tarde demais que não fizemos absolutamente nada para mudar o nosso futuro”. Que jovem maravilhoso, que renovar de esperança no poder e força de vontade da nova geração!

Foto: Benno Kraehahn / via National Geographic

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php