Fumar na praia e estádios? Em breve pode ser proibido

fumar na praia

A medida apresentada ontem pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar tem um objectivo muito claro: travar o consumo de tabaco na Europa.

A participar na 7.ª Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, Vytenis Andriukaitis, defendeu que é necessário tomar medidas urgentes para “tornar todos os espaços públicos livres de fumo”, incluindo praias, parques e recintos desportivos ao ar livre.

Estabelecer regras mais exigentes da idade mínima para fumar; regular os pontos de venda, reduzir a exposição à publicidade; subir os preços do tabaco como factor dissuasor; criar ferramentas para ajudar a deixar o vício e eliminar o comércio ilícito são algumas das propostas defendidas por Vytenis Andriukaitis.

A necessidade de mais campanhas de consciencialização junto das escolas e comunidade é também uma preocupação para o comissário europeu, alertando para o caracter social que a medida acarreta, ao “abranger os mais vulneráveis e reduzir as desigualdades entre os grupos sociais”.

Também o uso de cigarros electrónicos esteve em debate na 7ª Conferência Europeia do Tabaco e Saúde. Para o comissário europeu para a saúde, os cigarros electrónicos não “devem ser a porta de entrada para novos fumadores”. Em declarações ao Diário de Notícias, Vytenis Andriukaitis acrescentou ainda que se os cigarros electrónicos são considerados como uma ferramenta que permite deixar de fumar, então devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias.”

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php