Onde encontrar os melhores produtos biológicos? Esta app dá-lhe a resposta

legumes biológicos

Onde estão situadas as melhores unidades de produção e comercialização de produtos biológicos no nosso país? A resposta será dada muito em breve pela nova aplicação móvel criada pelo governo, no âmbito do Dia Nacional da Alimentação Biológica.

O projecto será apresentado hoje pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que dará a conhecer a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e o respectivo Plano de Acção. Entre as medidas incluídas neste plano que quer aproximar o consumir dos produtos biológicos, inclui-se a promoção da produção biológica a nível local e nacional, um plano de comunicação que desperte a atenção do grande público para os benefícios deste tipo de agricultura e a divulgação dos produtos biológicos nacionais em certames nacionais e internacionais.

A Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica tem uma meta bem definida para a próxima década: duplicar a área de agricultura biológica para cerca de 12% da Superfície Agrícola Utilizada (actualmente é de 7%) e triplicar as áreas de hortofrutícolas, leguminosas, frutos secos, cereais e outras culturas vegetais destinadas a consumo directo ou transformação. Duplicar a produção pecuária e aquícola em produção biológica, em especial a produção de suínos, aves de capoeira, coelhos e apícola, assim como a capacidade interna de transformação de produtos biológicos são igualmente alguns dos objectivos estabelecidos por este projecto.

Dados da Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural indicam que em 2015 a superfície em agricultura biológica no nosso país rondava os 239.864 hectares. Os números mostram ainda que, em 2015, estavam registados 3.837 produtores agrícolas biológicos em Portugal.

No cômputo geral, os dados da DGADR mostram que o peso da superfície em agricultura biológica em relação à superfície agrícola utilizada total é de cerca de 7%, sendo as regiões do Alentejo e da Beira Interior as que apresentam maior percentagem, 64% e 19% respectivamente

Pela Europa, a Espanha surge como o Estado-membro com a maior superfície em agricultura biológica, com quase 2 milhões de hectares. Logo depois surge a Itália com 1,5 milhão ha e a Alemanha com 1 milhão ha. Em conjunto, estes três países são responsáveis por cerca de 40% da superfície total de agricultura biológica na UE-28.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php