Open Weekend Universidade do Minho: descobrir o mundo científico pelos olhos dos mais novos

crianças no laboratório

Como produzir iogurte natural e como imobilizar células de fermento de padeiro são duas das experiências que os alunos do ensino básico e secundário vão poder acompanhar no próximo fim de semana no âmbito do Open Weekend, uma iniciativa da Universidade do Minho a que se associa o Centro de Engenharia Biológica.

Com actividades programadas para 24 e 25 de Março, o objectivo desta iniciativa passa por envolver os estudantes do ensino não superior, levantando um pouco o véu para as áreas da investigação e da ciência.

Os interessados poderão contar com experiências como a produção de iogurtes, onde se prevê uma simulação da produção de iogurte natural à escala laboratorial, para compreender os mecanismos associados à fermentação láctica. Outra das experiências a desenvolver nestes dias tem a ver com a hidrólise de sacarose, para quantificar os produtos constituintes da reacção. As restantes experiências envolvem trabalhos com o fermento de padeiro e enzimas de batata de casca vermelha. E nesta iniciativa o interesse de cada “pequeno investigador” é que vai definir o seu calendário de actividades, que se repetem várias vezes ao longo de dois dias.

O Open Weekend é uma iniciativa da Universidade do Minho a que se juntaram várias escolas e centros de investigação que vão permitir aos visitantes conhecerem um pouco melhor o mundo da investigação científica desta instituição. Todas as informações aqui.

Foto: Liberty Science Center

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php