Os telhados verdes da Noruega

Telhados verdes seculares

Os telhados verdes podem estar na moda e ser novidade para muitas pessoas, mas para os noruegueses é uma prática já secular. Muitos têm apenas plantas verdes ao passo que outros complementam o verde com flores coloridas e criam uma barreira isolante para a habitação.

Estes telhados são há muito uma tradição na Noruega, mas apenas é comum vê-los nas zonas mais ruais. Durante o período dos Vikings e Idade Média a maior parte das habitações tinham um telhado feito de colmo – que propiciava o aparecimento de flora verde – prática que se manteve até ao século XVIII. Porém, as telhas de barro começaram a aparecer e gradualmente começaram a substituir o colmo, primeiro nas cidades e espalhando-se gradualmente até às zonas ruais. Apenas as habitações das zonas mais isoladas da Noruega mantiveram os seus telhados verdejantes.

Nos últimos anos tem-se assistido ao restauro de muitas habitações de campo e os seus proprietários optam por reavivar a tradição e instalar um telhado verde. Este renascimento dos telhados verdes na Noruega foi acompanhado de um maior interesse no turismo de montanha e no turismo termal.

Para impulsionar a instalação e a conservação deste tipo de telhados existe a Associação Escandinava de Telhados Verdes, que desde 2000 distingue anualmente o melhor telhado verde da Escandinávia.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php