Suécia é campeã europeia no uso de energias renováveis. Portugal surge em 8º lugar

Dados publicados ontem pelo Eurostat indicam que, em 2015, Portugal surge em oitavo lugar na lista dos países europeus que fazem uso de fontes provenientes de energias renováveis nos seus territórios, o que representa perto de 28% do consumo final bruto de energia.

Quando comparados com os dados de 2004 (8,5%), os dados estatísticos de 2015 mostram uma quase duplicação de valores, para níveis de 16,7%, no consumo final de energia de fontes renováveis por parte dos 28 países membros da União Europeia. Mesmo havendo um aumento significativo do consumo de energias renováveis, os valores agora revelados não são no entanto suficientes para alcançar níveis de 20% de consumo de energias renováveis, meta estabelecida até 2020.

A Suécia surge como líder destacada no conjunto europeu de países que fazem uso de fontes de energia renováveis com uma percentagem de 53,9%. Vários pontos percentuais abaixo surgem a Finlândia (39,3%), a Letónia (37,6%), a Áustria (33%), a Dinamarca (30,8%), a Croácia (29%), a Estónia (28,6%) e por fim Portugal com valores de 28%. Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Malta surgem no fim da tabela, com níveis de 7,9%, 5,8% e 5% respectivamente.

Foto: Mafalda Moreira Santos / via Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php