Tânger: um bairro social sustentável com vista para o Atlântico

Sustentabilidade made in Tânger

Quem disse que os bairros sociais têm de ficar “escondidos”, permanecendo ignorados pelas cidades e afastados do seu centro vibrante? Em Tânger, Marrocos, a Malka Architecture desenhou várias habitações sociais numa zona com vista para o Atlântico e que utiliza design passivo e estruturas pré-fabricadas para criar um bairro sustentável.

De acordo com o Inhabitat, a visão de Stephane Malka, do atelier de arquitectura homónimo, prevê quatro módulos ajustáveis com telhados verdes, que criam uma estrutura urbana em constante evolução.

Feitos com unidades pré-fabricadas, os edifícios encontram-se equipados com galerias e terraços que têm várias funções: desde proporcionar vistas magníficas do Oceano, facilitar a ventilação natural e permitir que a iluminação natural chegue a todos os cantos remotos do espaço interior.

No Verão, um sistema de sombras controla o ganho solar e garante ao edifício uma performance bioclimática óptima. A abundância da vegetação garante também ao bairro um look mais rural, permitindo misturar as novas estruturas com o que as rodeias.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php