Uma casa insuflável em 2 segundos

 

Martin Azua não é propriamente um designer convencional, e a sua Basic House – “Casa Básica”, em português – poderá ser, eventualmente, demasiado simples para ser utilizada em situações reais, mas a verdade é que não o podemos acusar de não tentar encontrar uma solução para um dos mais graves problemas do mundo: a falta de habitação condigna.

A ideia do designer espanhol passa por uma casa insuflável que cabe no nosso bolso – veja a nossa galeria se tem dúvidas que ela cabe mesmo no bolso. Segundo o Inhabitat, ela pode dar-nos um abrigo temporário, de baixo impacto no ambiente e pode ser perfeita para utilizar no pós-desastres naturais, por exemplo.

Feita de polyester metálico, ela é uma espécie de casa pré-fabricada insuflável. Assim que interage com a nossa temperatura corporal ou calor do sol, ela transforma-se de uma folha de material plano numa casa insuflável que permite um conforto para elementos naturais extremos – a chuva, calor ou vento.

O designer argumenta que a sua invenção cria uma interacção imediata e menos complicada com a natureza que os nossos hábitos de consumo. Ainda assim, custa a acreditar, ao ver as fotos, que esta pode ser uma verdadeira solução para situações extremas de falta de habitação. Veja outros designs pouco convencionais de Azua no seu site.

Foto: Daniel Riera

Deixar uma resposta