Como seriam as cidades mundiais sem poluição luminosa?

O céu sem poluição luminosa

Quando se fala em poluição, a da atmosfera é a mais referida. Porém, existem outras formas de poluição, como a luminosa, que é criada pelos milhões de luzes que iluminam as nossas cidades. E por esta iluminação pagamos um preço: uma visão do céu distorcida.

Thierry Cohen é um fotografo que nos quer mostrar o que estamos a perder devido à poluição luminosa. Numa série fotográfica intitulada Darkened Cities, Cohen revela como seriam algumas das grandes cidades mundiais sem a poluição resultante da iluminação. O resultado são cidades às escuras com céus cobertos por milhões de estrelas, cometas e galáxias.

Para criar as suas fotografias, Cohen utiliza fotos nocturnas do céu capturadas à mesma latitude das várias cidades, mas tiradas em locais remotos onde as estrelas são visíveis e a poluição luminosa é mínima. O resultado final advém de um minucioso processo de montagem digital posterior.

Desde 2010 que Cohen tem viajado por várias cidades mundiais para recolher as fotografias para a exposição Darkened Cities. Nas visitas às diferentes cidades, o fotógrafo aproveita para consciencializar publicamente sobre os efeitos da poluição luminosa, muitas vezes esquecida.

Fotos: Thierry Cohen

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php