Onde está a cobra?

Há animais que são especialistas na camuflagem, caso do leopardo-das-neves. E depois há a Hoplocephalus stephensii, uma rara e perigosa cobra nativa da Austrália que, para além de ser uma mestre do disfarce, pode facilmente matar uma pessoa.

Esta foto foi tirada em Maitland, a norte de Sydney, e colocada nas redes sociais por Leanne Cook, que pediu aos amigos para encontrar o animal. Depois de muitas partilhas, a foto chegou até ao Daily Mail Austrália, que confirmou que se trata de uma Hoplocephalus stephensii – ou Stephen’s Banded Snake – e que se trata de uma cobra venenosa e rara, que está sempre pronta para morder que passe perto dela.

“O seu veneno produz quantidades elevadas da enzima protrombina, que desencadeia a produção de trombina no sangue”, explicou Billie Weir, do South Australian Museum. Isto afecta a forma como o sangue coagula, ainda que o veneno seja menos potente que o da cobra castanha. Ainda assim, quem for mordido pela Hoplocephalus stephensii tem de ser rapidamente tratado.

Estas cobras podem ter várias cores – cinzento, creme, pretas ou castanhas – e escondem-se normalmente por baixo da casca das árvores. As cobras podem chegar aos 1,2 metros e ter ninhadas de nove de cada vez.

Fotos: via Creative Commons

Deixar uma resposta