A reutilização de contentores

Localizado no coração da Universidade Ege, em Istambul, Turquia, o Container Park é um espaço que reutiliza 35 contentores marítimos e insere-os na lista de infra-estruturas do parque tecnológico.

Os contentores são utilizados como laboratório de ideias, mas também como restaurantes, showroom, cafés, espaço para hackers e escritórios. Para além de reciclar contentores marítimos, algo que se vai tornando habitual em diversos países, o projecto eco-sustentável garante uma pegada carbónica reduzida através do isolamento do local, iluminação LED, jardins verticais e ventilação natural.

O espaço tem 1.000 metros quadrados, encontra-se aberto a empresas internacionais e turcas e foi criado para estimular a pesquisa e desenvolvimento em sectores como a biotecnologia ou software em ambiente colaborativo.

Desenvolvido pela Atolye Labs, o design foi criado e executado em apenas nove meses. Os contentores possuem todos os luxos da habitação tradicional e podem ser facilmente desmontados e desmantelados, caso esse seja o desejo dos responsáveis pela universidade.

Para além dos contentores, o projecto reutilizou as fundações de edifícios entretanto destruídos, uma forma barata de poupar milhões em construção nova.

Deixar uma resposta