De estábulo abandonado a casa minimalista

A reabilitação urbana tem desafios bastante complexos, mas eles são pequenos quando comparados com os da recuperação e transformação de um tipo de edifício, normalmente votado ao abandono, noutra infra-estrutura comercial ou habitacional.

É o caso desta quintinha a estábulo rústico de pedra situado na região das Astúrias, em Espanha, que foi transformada numa casa contemporânea pelo estúdio PYO Arquitectos, sediado em Madrid.

O estúdio madrilista utilizou um design moderno e interior minimalista para complementar a fachada de pedra já existente, um trabalho inspirado que celebrou a nova Casa Tmolo. A casa e estábulos antigos permaneceram abandonados durante 50 anos e, assim, estavam severamente deteriorados.

A PYO Arquitectos reconstruiu a fachada com cimento isolador branco e pedra comprada localmente. As portas e janelas foram abertas na parede de pedra e instaladas com puxadores de madeira, uma homenagem ao estilo das portas do estábulo e belas vistas do vale abaixo.

A utilização de cimento e pedra da fachada é continuada no interior da casa, composto por paredes brancas, janelas grandes, pedra e madeira. A vida da casa decorre no rés-do-chão, deixando para o primeiro andar os três quartos.

Deixar uma resposta