Micro-casas para combater falta de habitação

Tradicionalmente, estas casas eram procuradas por pessoas que queriam uma habitação mais pequena – quer por razões financeiras, quer ambientais. Porém, existe um novo grupo que está a beneficiar o movimento recente de expansão das micro casas: os sem-abrigo.

Nos Estados Unidos estão a ser construídas dezenas destas micro casas em terrenos públicos para retirar os sem-abrigo das ruas, o que representa uma solução mais ecológica e barata para os vários estados norte-americanos. Uma instituição sem fins lucrativos que se dedica a construir e a realojar os sem-abrigo nestas casas é a Occupy Madison Build.

Sedeada no Wisconsin, esta organização decida-se à implementação destas casas em Olympia, Washington, Eugene, Oregon e Portland. A maior parte destas pequenas habitações destinadas aos sem-abrigo foram construídas com materiais doados e com trabalho voluntário – muitas vezes de antigos sem-abrigo que agora possuem uma destas habitações.

Muitas vezes, as comunidades já implantadas não são muito receptivas às pequenas casas que albergam os sem-abrigo. Por isso, os sem-abrigo a quem a Occupy Madison Build dá as casas têm de comprovar que conseguem viver inseridos em comunidade, não consomem drogas e álcool e ajudam a manter as propriedades.

A construção de cada casa custa cerca de €3.600. As habitações estão equipadas com cama de casal, armários, mesa e uma pequena casa de banho. As habitações não possuem electricidade nem canalização. Porém, paralelamente à instalação destas casas, a organização instala um espaço comum onde existem casas de banho e cozinha. Mensalmente, os inquilinos têm de pagar uma pequena renda, que varia consoante o tamanho da habitação.

Deixar uma resposta