Número anormal de icebergues à deriva no Atlântico Norte preocupa autoridades

iceberg

Nesta altura do ano, o número de icebergues à deriva no Atlântico Norte costuma rodar os 80. Na última semana este número disparou de forma inusitada, com mais de 400 icebergues sem rumo registados nesta zona do planeta. As rotas marítimas da zona estão já a ser afectadas, com alguns cargueiros a terem de fazer um desvio de mais de 500 quilómetros.

Os ventos fortes que se fazem sentir na região, bem como as alterações climáticas tão madrastas para esta zona, estão a ser apontadas como as causas prováveis para o estranho fenómeno.

Informações cedidas pela patrulha do gelo da Guarda Costeira dos Estados Unidos na passada 2ª feira, indicam que há neste momento cerca de 450 icebergues ao largo da Terra Nova, quando poucos dias antes apenas havia 37.

Para além das consequências ambientais, a estranha situação está igualmente a provocar atrasos no transporte de mercadorias, obrigando a desvios de muitos quilómetros e a velocidades máximas de 7,5 quilómetros por hora.

Em declarações à imprensa local, Gabrielle McGrath, comandante da Guarda Costeira, afirmou mesmo que nunca tinha visto um aumento destes em tão pouco tempo. Segundo estimativas da responsável, este será o quarto ano consecutivo com uma temporada de icebergues extrema, com mais de 600 blocos de gelo nos corredores marítimos.

Foto: Amanda Graham / via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php