As sombras floridianas

Retratada em filmes, séries, músicas ou nas simples brochuras turísticas como um paraíso na Terra, com as suas praias paradisíacas, clima ameno e estilo de vida luxuoso, o estado norte-americano da Florida tem recantos desconhecidos para a maioria dos cidadãos – norte-americanos ou não.

O Sunshine State – “Estado do Sol”, em português – foi retratado de forma fotográfica por Curran Hatleberg, que o percorreu durante meses para captar a lado mais sombrio, se assim se pode dizer. Denominado Shadow Country – “País das Sombras”, em português – o projeto nasceu de uma novela Peter Matthiessen, lançada nos anos 90, sobre a vida de E. J. Watson na fronteira floridiana, no início do século XX.

Neste projecto fotográfico não existe a Disneylândia, Miami ou as praias brancas. Não há Palm Beach ou Orlando, turistas ou bares da moda. “Segui uma linha imaginária, tentei perder-me”, explicou Hatleberg ao New Yorker.

Durante a viagem, o autor viu muita pobreza, carros, máquinas e casas abandonadas e “locais construídos no mistério”. Veja algumas das fotografias da série fotográfica de Hatleberg, que há 10 anos percorre os Estados Unidos à procura da vida na sombra.

Deixar uma resposta