Regresso ao passado da construção

O primeiro projecto da Steffen Welsch Architects ligado aos princípios do design sustentável, a Rammed Earth House, efectivou-se numa bela casa feita de taipa, que gera toda energia que consome e captura a sua própria água. Localizada no nordeste de Victoria, na Austrália, a casa está orientada para o design solar passivo, com realce para a ventilação cruzada e paredes com recurso a terra. Estas características, quando combinadas com elementos pré-fabricados, fizeram a construção mais fácil e rápida.

A casa encontra-se num local remoto, sem acesso a energia e abastecimento de água. Para minimizar os “estragos” no local da construção, foi escolhido um telhado foi pré-fabricado – esta opção possibilitou ainda a ausência de grandes colunas a segurá-lo.

Com um desenho simples e compacto, a casa inclui um tanque que consegue armazenar 110.000 litros de água, o suficiente para um dia-a-dia sem complicações.  Uma instalação solar fotovoltaica, por outro lado, garante todas as necessidades energéticas – as paredes de terra eliminam a necessidade de ar-condicionado no Verão – no Inverno, as mesmas paredes possibilitam que seja necessário ligar um único aquecedor.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta