Bolsa do Empreendedorismo: ideias de negócio recebem 5 mil euros

empreendedorismo

“Easy Blood Crossmatch” e “Trigger Systems” são os dois projectos que acabam de vencer a edição de 2017 da Bolsa do Empreendedorismo – concurso promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. As duas equipas vencedoras receberam os prémios das mãos de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, e de Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

A “Easy Blood Crossmatch”, que venceu na categoria “Projectos Nascentes”, aposta no desenvolvimento de uma tecnologia – o EBC – que permite um teste rápido e seguro de compatibilidade do sangue, fundamental para acelerar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar. O EBC permitirá a realização de testes fiáveis de compatibilidade sanguínea em cenários extremos (guerras, catástrofes naturais) e em países em vias de desenvolvimento com escassos recursos económicos e humanos.

Já o projecto “Trigger Systems”, que venceu na categoria “Projectos Consolidados”, consiste numa plataforma web que permite o controlo remoto, automático e inteligente de sistemas de rega. A solução – que funciona em tempo real, e em todo o tipo de dispositivos – permite estimar as necessidades das plantas com base nas suas características e nas previsões meteorológicas, automatização que leva a poupanças significativas e contribui para a optimização dos processos. A equipa responsável pelo desenvolvimento do projecto já implementou a solução no mercado, tendo obtido reduções de 40 por cento no consumo de água no projecto piloto instalado nos Jardins do Parque Eduardo VII em Lisboa.

As duas equipas foram premiadas com um prémio de cinco mil euros cada. Além do prémio monetário, os promotores dos dois projectos vão receber, ainda, vários outros benefícios e apoios oferecidos por entidades parceiras da Representação para esta iniciativa. A entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A data ficou marcada também pela entrega das candidaturas ao concurso de empreendedorismo “Canvas – ProjetosQueMarcam”, que tem como objectivo apoiar novos projectos no difícil caminho de passar do “laboratório” para o mercado de trabalho. Os projectos submetidos poderão, agora, receber um de três prémios: um de três mil euros e dois de mil euros. Os melhores beneficiarão de sessões de coaching com consultores e, ainda, do apoio de incubadoras.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php