lixo plástico

No final do ano passado, Boyan Slat e a sua equipa do projecto The Ocean Cleanup conseguiram, em apenas duas horas, recolher perto de mil pedaços de plástico nas águas do Oceano Pacífico. Alguns meses passados, este jovem decidido a eliminar o plástico dos mares de todo o mundo, vem agora a público anunciar que conseguiu angariar nada mais nada menos que 21,7 milhões de dólares para levar o seu plano a bom porto.

As últimas estimativas indicam que a “grande ilha do lixo do Pacífico” tem já neste momento perto de 680 mil metros quadrados, praticamente o tamanho do Texas. E o problema é que esta imensa mancha de lixo, plástico na grande maioria, não pára de aumentar dia após dia. E Boyan Salt sabe que é urgente atacar este problema.

“A nossa missão é acabar com o plástico nos oceanos, e o valor agora angariado é uma valiosa ajuda para alcançarmos o nosso objectivo. Graças a este importante suporte financeiro, estamos mais perto do dia em que um pedaço de plástico nas praias é apenas uma má recordação.”

Com um sistema de redes que conta com a força das marés para recolher os pedaços de plástico, o projecto The Ocean Cleanup’s tem conseguido diminuir drasticamente o tempo necessário para a recolha dos detritos a boiar nos oceanos de todo o mundo. As melhores estimativas de Boyan Salt e da sua equipa defendem mesmo que com a aplicação desta tecnologia seria possível limpar esta região durante a próxima década.

Relembre a evolução deste maravilhoso projecto aqui, aqui e aqui.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta