A casa Tetris

O último trabalho do arquitecto Robert M. Gurney ligado ao design sustentável inspirou-se no jogo Tetris para minimizar o seu impacto no ambiente deslumbrante de Glen Echo, no estado de Maryland e bem perto do Potomac, o rio que banha a capital norte-americana Washington D.C.

Construída a partir dos princípios solares passivos, a Mohican Hills House tem um design moderno que a leva a esconder-se no meio de uma propriedade florestal e, através dos vidros Energy Star, recebe luz natural o ano todo.

O interior da casa está organizado em torno de uma sala de estar com um pé direito generoso, que dá para os quatro quartos, escritório e outras salas. A maioria dos painéis de vidros estão colocados para a fachada sul, com vista para o rio Potomac. Estas janelas permitem que a casa seja inundada de luz natural durante todas as horas do dia, todo o ano.

Para minimizar o consumo de combustíveis fósseis, a casa foi desenhada a partir dos princípios passivos solares. O chão escuro ajuda a libertar o calor durante a noite, enquanto o isolamento evita que ele escape do interior da casa. A ventilação natural e um equipamento de ar condicionado altamente eficiente ajudam a manter o edifício numa temperatura ideal, durante o Verão ou Inverno.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta