Daan Roosegaarde é uma daquelas mentes que está constantemente a magicar novas ideias, a procurar novas soluções para problemas que afectam o dia-a-dia de milhares de pessoas. Uma das maiores preocupações de Dan e da sua empresa Studio Roosegaarde é a busca de soluções inovadoras para combater a poluição ambiental nas grandes cidades.

E se há uns largos meses atrás, Dan nos surpreendeu com o seu fantástico projecto Smog Free Tower, uma imensa torre purificadora de ar que atrai e captura as pequenas partículas de poluição atmosférica e liberta o ar já limpo, agora este artista plástico centra as suas atenções numa revolucionária bicicleta.

A bicicleta criada por Dan segue os mesmos princípios da torre purificadora de ar instalada nos jardins de Pequim: absorve o ar poluído, limpa-o e devolve-o ao meio ambiente, já isento de qualquer tipo de resíduo poluído. Para Dan esta é a invenção perfeita, uma vez que ao mesmo tempo que limpa o ar e reduz o trânsito nas cidades, esta bicicleta é também saudável e amiga do ambiente.

Ainda em fase de testes, o grande desafio para a criação de Dan Roosegaarde passa agora por convencer os moradores de cidades altamente poluídas, caso de Pequim, a voltarem a adoptar a bicicleta como o seu meio de transporte de eleição. “Queremos trazer de volta o prestígio dado às bicicletas e tornar os cidadãos parte activa da solução, em vez de serem a origem do problema”, explica Dan ao Dezeen.

Deixar uma resposta