Em 20 anos, portugueses reciclaram o equivalente a três Pontes Vasco da Gama, perto de 7,5 milhões de toneladas

No Dia Internacional da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde – referência na reciclagem de resíduos de embalagens- faz um balanço dos últimos 20 anos do sector. A trabalhar na reciclagem de resíduos de embalagens há duas décadas, a empresa tem contribuído para uma mudança comportamental e política no nosso país, que inegavelmente apresenta resultados positivos.

Prova disso são os números alcançados nos últimos anos, esforço dos portugueses: ao longo de duas décadas foram separados e enviados para reciclagem embalagens com o peso equivalente a três Pontes Vasco da Gama, qualquer coisa como 7,5 milhões de toneladas.

Fruto do trabalho da empresa, e graças a várias campanhas de sensibilização pensadas para as crianças, mas também para os mais velhos, em 2017 a separação de resíduos é cada vez mais uma rotina diária, com 7 em cada 10 famílias portuguesas a fazerem a separação das suas embalagens. Além disso, a população tem agora acesso à recolha selectiva, graças a uma rede de mais de 43 mil ecopontos espalhados por todo o país.

“A reciclagem faz cada vez mais parte da vida das pessoas e é já um hábito adquirido para 71% dos portugueses. Queremos aproveitar este Dia Internacional da Reciclagem para dar os parabéns a quem já recicla, mas também para sensibilizar os que ainda não o fazem”, lembra Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde.

E uma parte grande do sucesso deste projecto passa pela sensibilização e educação ambiental. Os resultados positivos alcançados até agora pela Sociedade Ponto Verde reflectem o investimento feito ao longo das últimas duas décadas, em que foram disponibilizados 50,7 milhões de euros para educação dos consumidores; 2 milhões de euros no apoio a acções de comunicação local através dos SMAUT (Sistemas Municipais e Autarquias aderentes ao sistema Ponto Verde); 1 milhão de euros em projectos de responsabilidade social e mais de 2 milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

 Foto: SPV

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php