Época oficial de incêndios começa hoje: o que esperar de 2017?

incêndio florestal

Começa hoje a “época oficial de incêndios florestais” do ano 2017. A fase Bravo dá inicio à época de incêndios, num processo que vai mobilizar 1.561 equipas compostas por 6.607 operacionais e 1.514 viaturas. 32 meios aéreos e 72 postos de vigia estarão igualmente à responsabilidade da GNR no combate aos fogos florestais.

2017 ainda vai a meio, e até ao momento já deflagraram perto de seis mil fogos florestais (5.983) em Portugal, ou seja, perto de 11 mil hectares de área ardida. Para evitar que estes números aumentem ainda mais há alguns cuidados básicos que devem ser tidos em conta, como não fazer queimadas, fogueiras, lançar foguetes ou fumar em espaços florestais. Se morar numa zona de mato, deverá ter cuidados redobrados, como por exemplo a criação de uma zona de segurança nunca inferior a 50 metros, entre a sua habitação e a vegetação.

No sentido de alertar as comunidades para a importância de seguir estes conselhos, e na esperança que este seja um ano menos negro na história da nossa floresta, a Autoridade Nacional da Protecção Civil lançou hoje um conjunto de conselhos práticos, uma espécie de guia para o orientar em caso de incêndio florestal. Assim:

– Remova materiais combustíveis do interior e das imediações da sua casa

– Caso não seja possível salvar os seus animais solte-os, eles tratam de si próprios

– Retire os cortinados das janelas e feche todas as persianas, janelas e portas de casa;

– Feche todas as válvulas do gás e regue os depósitos com água;

– Molhe as paredes e toda a zona circundante da sua casa;

– Se não correr perigo pode tentar extingui-lo com pás, enxadas ou ramos, procurando sempre não prejudicar a acção dos bombeiros e seguir as suas instruções;

– Se se vir preso no meio de um incêndio, tente fugir na direcção contrária à do vento; afastar-se de zonas com muita vegetação; cobrir a cabeça e parte superior do corpo com roupas molhadas; respirar o ar junto ao chão a fim de evitar a inalação de fumos; manter-se deitado e se possível cobrir-se com a terra.

– Retire carros dos caminhos de acesso ao incêndio

– Contacte de imediato os Bombeiros, Forças de Segurança (GNR ou PSP) através do 112

Até 15 de Outubro estará em vigor a época de incêndios, com a conhecida fase Charlie a ter início a 1 de Julho e a durar até 30 de Setembro.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php