Objectivo de Portland, EUA? Ter a cidade a usar 100% de energias renováveis até 2050

O objectivo está bem definido para os responsáveis da cidade de Portland, estado de Oregon, nos EUA: encontrar uma forma sustentável de garantir as necessidades energéticas da cidade a partir de fontes renováveis até 2035. Depois disso, e tendo 2050 como prazo final, a cidade quer usar 100% de energias renováveis para as restantes fontes.

Para Ted Wheeler, presidente da Câmara Municipal de Portland, “atingir 100% de energias renováveis para a nossa comunidade é uma grande meta.” O responsável por esta cidade norte-americana sabe que esta é uma meta ambiciosa de alcançar, contando para isso com a ajuda de algumas das maiores empresas localizadas na região, entre elas a Nike, Hewlett Packard, Microsoft, Google, GM, Coca-Cola, Johnson & Johnson e Walmart.

E se por um lado somos bombardeamos diariamente com notícias que dão conta dos planos pouco animadores para a área do ambiente de Donald Trump, também é possível descobrir que alguns estados dos EUA querem englobar as energias renováveis nas suas cidades e na vida das suas comunidades.

É o caso de Chicago que, pela voz do seu presidente de Câmara, Rahm Emanuel, fez saber que o consumo de electricidade dos edifícios públicos será fornecido apenas por energias renováveis até 2025. “Ao comprometermo-nos a usar energia eólica e solar para alimentar os nossos edifícios públicos, estamos a enviar um sinal claro de que continuamos empenhados em construir uma economia do séc. XXI aqui em Chicago”, declarou Rahm Emanuel.

Foto: via Creative Commons 

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php