O Green Project Awards (GPA) – iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus e da GCI – em colaboração com o Turismo de Portugal, organiza a Conferência “Turismo Sustentável”, a realizar a 1 de Junho, em Évora. No ano em que se assinala a 10ª edição desta iniciativa, esta conferência marca o ciclo de cinco conferências GPA 2017.

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o Green Project Awards inicia o ciclo de debates com uma Conferência dedicada ao tema. E há vários nomes de peso a marcar presença neste evento: Cordula Wohlmuther, coordenadora do Ano Internacional para o Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e Relações Institucionais e Mobilização da Organização Mundial do Turismo (OMT), Doug Lansky, especialista internacional em viagens e turismo, e Ioannis Pappas, membro do Conselho Directivo e Country Representative do Global Sustainable Tourism Council.

Cordula Wohlmuther participará na sessão de abertura da conferência – ao lado da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho -, onde serão expostos os desafios do turismo no contexto dos pilares da sustentabilidade e do desenvolvimento económico. Posteriormente, Doug Lansky, que conta com mais de 120 viagens e com a assinatura em três guias Lonely Planet e três Rough Guides, partilhará conceitos inovadores, baseados na sua experiência enquanto “globetrotter”, e estratégias criativas relacionadas com a gestão e sustentabilidade dos destinos. Ioannis Pappas fecha as participações internacionais com uma intervenção focada na sua experiência profissional enquanto engenheiro mecânico e aeronáutico e a eficiência energética nos edifícios e infra-estruturas.

O programa inclui ainda a apresentação de casos de estudo nacionais por um reconhecido e diversificado painel de oradores. Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, Susana Cruz, da TourismForAll, Patrícia Araújo, da Biosphere Turismo Responsável Portugal, João Carlos Farinha, da Natural.PT e Vicente Bento, da GreenStays – The Sustainable way of travelling in Portugal, fazem parte desta mesa.

Já no II painel, dedicado à Sustentabilidade dos Destinos, será analisado o desenvolvimento sustentável da actividade turística como prioridade em Portugal, bem como os efeitos deste na sustentabilidade dos destinos. Estas discussões contarão com a participação dos responsáveis pelas diversas Entidades Regionais de Turismo (ERT), que irão partilhar as acções para a sustentabilidade que estão a ser realizadas nas suas regiões, considerando a transformação crescente e a evolução de uma indústria cada vez mais competitiva no contexto da era digital.

Durante a conferência, o Turismo de Portugal apresentará ainda a visão estratégica para a sustentabilidade do sector, que inclui a definição das prioridades, objectivos e metas a alcançar neste domínio.

Todas as informações e inscrição gratuita para a conferência que marca o ciclo de cinco conferências GPS 2017 podem ser consultadas aqui.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php