Uma equipa de designers do IKEA mudou-se para o Mars Desert Research Station, no Utah, Estados Unidos. O MDRS é um centro de treino da NASA, onde os astronautas se preparam para as condições de vida em Marte e no espaço.

O objectivo da experiência é questionar ideias pré-concebidas, como o uso da casa de banho, de água potável ou utilização dos espaços, que aqui são muito mais exíguos. Com cada vez menos espaço na Terra e a qualidade do ar a cair no planeta, pode ser uma aprendizagem muito interessante…

A ideia da IKEA será criar toda uma nova colecção baseada no tema espacial, a ser lançada em 2019. Como referiu Marcus Engman, director de design da marca sueca à revista Wired: “Julgo que o objectivo desta colecção será sobretudo o de apreciarmos o que temos na Terra: pessoas, plantas, ar puro e água potável”.

Naturalmente que, sendo o principal objectivo da IKEA aprender com a NASA, o fabricante de mobiliário espera também poder contribuir de alguma forma com o seu know-how para ajudar a agência espacial nas suas missões, criando habitats que se pareçam mais como um “lar”. Só esperemos que isso não implique obrigar os astronautas da primeira missão a Marte a montar as suas próprias camas.

Foto IKEA

Deixar uma resposta