donana incendio

Lavra um incêndio de grandes dimensões em Espanha que obrigou já à evacuação de 2000 pessoas, até porque na mente das autoridades espanholas está o recente incêndio em Portugal. Mas o incêndio está também a colocar em risco o parque de Doñana, apesar de todos os esforços de bombeiros e militares no sentido de impedir que as chamas alcançassem o Parque Nacional.

“Estamos a trabalhar em todas as frentes, mas é nesta que estamos a fazer um esfoço especial”, referiu José Fiscal, responsável pelo Meio Ambiente e Ordenamento do Território de Andaluzia, citada pela agência EFE.

Doñana é a maior reserva biológica, não só de Espanha, mas de toda a Europa, com uma extensão de área protegida de mais de 100 mil hectares, divididos entre o Parque Nacional (54.251 ha) e o Parque Natural (53.835). Em 1994 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Recorde-se ainda que o Parque Nacional de Doñana fica a apenas 65 quilómetros da fronteira com Vila Real de Santo António.

O responsável andaluz referiu também que “tudo aponta para que haja mão humana por trás deste fogo”, que entretanto está a ser combatido por várias corporações de bombeiros, incluindo algumas especializadas em fogos florestais, mas também por vários destacamentos militares no terreno e por 19 meios aéreos.

Foto: INFOCA

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta