nova iorque verde

Nova Iorque está numa missão para baixar as temperaturas na cidade. Reconhecendo o problema causado pelo aquecimento global, e os perigos iminentes para a saúde pública das ondas de calor, a cidade reconheceu que tem de estar tão preparada nesta área como para as vagas de frio.

Assim, o mayor, Bill de Blassio, anunciou um novo plano, “Cool Neighborhoods NYC”, que disponibiliza 106 milhões de dólares para cobrir os telhados dos edifícios com tinta reflectora branca, que pode baixar as temperaturas nas casas em cerca 30% (e os custos de energéticos entre 10 a 30%). O plano inclui também novas áreas verdes, plantando árvores e plantas para baixar as temperaturas nas ruas e parques.

As áreas de intervenção privilegiada do plano serão sobretudo os bairros mais pobres da cidade, como o sul do Bronx, o centro de Brooklyn e o norte de Manhattan. “Os espaços verdes não estão distribuídos equitativamente pela cidade, e são sobretudo os cidadãos mais carenciados que não têm acesso a áreas onde se possam refrescar durante as ondas de calor”, reconhece o mayor no comunicado que anuncia o plano, acrescentando: “Ligar as populações mais vulneráveis e com maior risco a estratégias de infraestruturas verdes e outras soluções naturais é crítico para combater a injustiça ambiental na cidade.”

Foto Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta