esporao vinha biológica

A chegada do Esporão Colheita vem culminar um longo processo de nove anos durante o qual a herdade desenvolveu, testou e implementou métodos de agricultura biológica em toda a extensão da sua área de produção. Este é o primeiro vinho feito com as uvas certificadas em modo de produção biológico, mas tem ainda a característica de as uvas provirem dos sete tipos de solo aqui existentes, pelo que é uma espécie de ‘best of’, que procura sintetizar todo o espírito e terroir da herdade.

Foi já em 2008 que se iniciou esta transição para o método biológico, e este ano conseguiram ter finalmente todos os 480,5 hectares de vinha em produção biológica. A próxima meta será ter toda a área (não apenas as vinhas) em modo de produção biológica certificada, o que está previsto para 2021. Um processo só possível porque a administração acredita que só assim poderá gerar frutos mais saudáveis e, consequentemente, melhores vinhos. Que só assim poderá preservar a Natureza e continuar a garantir o seu futuro, como pode ver no vídeo em baixo.

O Esporão Colheita foi vinificado em túlipas de betão, que potenciam a micro-oxigenação, o que se nota no final. No Branco 2016 destacam-se ainda as notas cítricas, a frescura e alguma cremosidade, que confere um perfil mais gourmet. Já o Tinto 2015 tem densidade, boa acidez e taninos vivos. Ambos custam imediatamente abaixo dos 10 euros.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta