Quando a bioenergia corre mal

A utilização de biomassa tem sido apresentada como uma solução renovável e sustentável para a produção de energia, com benefícios ao nível da redução das emissões de gases com efeito de estufa, da gestão florestal, da gestão dos resíduos orgânicos, entre outros. No entanto, alguns casos de utilização da biomassa para energia mostram que, afinal, esta não é sempre a melhor solução.

Amanhã dia 21 de Junho, às 18h, será este o tema em debate no CIUL (Picoas Plaza) em Lisboa. O evento, organizado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a LPN – Liga para a Protecção da Natureza começa com a apresentação do documentário “O tema escaldante – quando a bioenergia corre mal”. Neste documentário, co-produzido pela BirdLife Europe and Central Asia e pela Transport & Environment, são expostos alguns dos resultados que têm tornado soluções em problemas, com a apropriação de terras, a destruição de floresta sem sentido, e um festival de subsídios nacionais que causaram as distorções mais devastadoras que se pode imaginar.

Após a exibição, do documentário, decorrerá um período de debate com especialistas da área, entre os quais já confirmados: o Eng. Carlos Tavares Ferreira, pela European Panel Federation; o Eng. Jaime Braga, da APPB – Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis; e a Engª Piedade Roberto, do Centro Biomassa para a Energia, que representará também o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 * Inscrições gratuitas: filipa.alves@zero.ong

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta