Semana Sustental UE

A Semana da Energia Sustentável é a conferência europeia mais importante dedicada às políticas energéticas. O evento é organizado pela Comissão, entre os dias 20 a 22 de Junho, durante os quais são convidados os principais intervenientes no sector, para debaterem as políticas e os principais avanços nas energias renováveis. Autoridades públicas, associações industriais, empresas, ONG’s, todos se juntam para apresentar as suas ideias, as melhores práticas e criarem um rede de contactos que lhes permita depois vir a desenvolver novos projectos. O evento conta inclusivamente com uma ‘Networking Village’, precisamente para facilitar esses contactos

O evento terá lugar em Bruxelas, em duas localizações distintas, uma no edifício Charlemagne, da Comissão Europeia, e outra no Résidence Palace Hotel. Felizmente ambos os edifícios distam apenas 5 minutos a pé um do outro pelo que não há razão para aumentar a pegada ecológica. Ou perder alguma das conferências.

À semelhança das edições anteriores, a comissão irá também aproveitar a Semana da Energia Sustentável para atribuir os EU Sustainable Energy Awards, que procuram premiar os projectos energéticos que melhor se destacaram na promoção da eficiência, da segurança e do meio ambiente. Aos vencedores será dada a não só a possibilidade de apresentarem os projectos, junto das pessoas chave presentes na conferência, como também de aumentar a sua visibilidade e importância  junto do público em geral.

Paralelamente às conferências e encontros na capital belga, ocorrerão também os Dias da Energia um pouco por toda a Europa. Em Portugal, por exemplo, a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto promove visitas gratuitas à sua Central de Biogás/Fotovoltaica e à Central de Valorização Energética/Aterro.

Pode saber mais sobre a Semana Energética da União Europeia, incluindo o programa, aqui e sobre as visitas organizadas pela Lipor aqui.

Foto: EU Sustainable Energy

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta