Convento das Bernardas

A 3ª edição do Prémio Europeu de Intervenção no Património Arquitectónico da AADIPA realizou-se esta semana, em Barcelona. 

Entre os seis finalistas da categoria A, que premeia a intervenção em “Património Construído”, o júri decidiu atribuir o prémio ao projecto de intervenção no Convento das Bernardas, em Tavira, realizado pelo arquitecto português Eduardo Souto de Moura. A decisão resulta da valorização da “dificuldade de obter uma grande qualidade arquitectónica no sector privado sem comprometer as qualidades arquitectónicas e patrimoniais do convento original, transformando-o num complexo residencial de alojamento turístico”, pode ler-se no site do COAC (Colégio Oficial de Arquitectos da Catalunha). O facto de não desvirtuar o traçado original e de manter a simplicidade das suas linhas, bem como capitalizar o enquadramento paisagístico junto às salinas de Tavira, são mais-valias deste projecto de reabilitação, que conjugou elementos históricos originais com características de uma habitação moderna.

Nesta mesma categoria, o júri decidiu fazer uma menção especial ao restauro da Torre d’Es Pi Català, em Formentera, de autoria de Marià Castellò, pela precisão da intervenção, a sua simplicidade e eficácia. Desta forma, o júri quer também reconhecer intervenções de menor escala.

Na categoria B, que distingue “Espaços Exteriores”, o vencedor foi um projecto de intervenção nas hortas de Caramoniña em Santiago de Compostela realizado pelo atelier Abalo Alonso Architects. Por sua vez, a categoria de “Planeamento Urbano” foi ganha pelo Plano Especial da vila antiga de Sant Andreu del Palomar, em Barcelona, de Joan Casadevall, destacando a sua aproximação ao bairro nas vertentes histórica e social.

Por último, na categoria D relativa a “Divulgação”, o vencedor foi outro projecto português: “VerSus: Lições do Património Vernacular à Arquitectura Sustentável”, um curso coordenado por Mariana Correia na Escola Superior Galécia, em Vila Nova de Cerveira.

Foto: Luís Ferreira Alves

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta