HALF-TREE HOUSE

Fotos: JacobsChang

 

O estúdio de arquitectura JacobsChang, sediado em Manhattan, projectou uma pequena casa de madeira enegrecida com um orçamento reduzido que pode ser montada pelos próprios clientes. 

A premissa era precisamente essa: conseguir desenhar uma estrutura que pudesse ser montada por dois construtores de fim de semana amadores e não ultrapassar um orçamento de 20 mil dólares. Como a topografia poderia ser o desafio mais difícil de superar, os arquitectos pensaram em formas que poderiam para minimizar o trabalho do local de montagem – neste caso, escavando à mão com pás. Por isso, para eliminar a necessidade de grandes alicerces, paredes de contenção e de concreto, a estrutura da casa está elevada acima do solo, auxiliada pelo suporte de árvores.

Integrando-se na perfeição na paisagem envolvente, os materiais utilizados foram quase todos obtidos no local, incluindo o revestimento de madeira, feito a partir de pinheiros da floresta. Para o exterior foi usado pinho escandinavo tradicional, dando-lhe uma cor negra, o que contrasta o interior, com paredes pintadas de branco e pisos de tom natural.

Com 33 metros quadrados, no Inverno a cabina é aquecida com fogão a lenha, e nos meses quentes arrefecida pelas três janelas giratórias que oferecem uma vista panorâmica para toda a floresta, deixando o ar circular.

Localizada na floresta em Barryville, a cerca de 100 quilómetros a norte de Nova Iorque, a Half-Tree House, como foi baptizada esta quase-casa-na-árvore, foi totalmente construída pelos seus dois proprietários e, recuperando o espírito comunitário da construção de celeiros da Nova Inglaterra, contou com o apoio dedicado dos vizinhos. 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta