Se ainda não sabe o que fazer no próximo fim-de-semana de 21 a 22 de Julho, a organização do Dark Sky Alqueva tem uma proposta diferente. Propõe-lhe “fazer um cruzeiro pelo Sistema Solar, navegar nos lagos de hidrocarbonetos de Titã, tomar um duche em Encélado, e mergulhar no oceano subterrâneo de Europa. Aproveite também uma experiência dupla de para-pente em Júpiter e Saturno, suba ao maior vulcão do Sistema Solar, e se gosta de campismo, pernoite ao relento num desfiladeiro marciano. Por fim, no regresso a casa, escolha entre dançar na chuva ultra-tropical de Vénus ou apanhar tórridos banhos de Sol em Mercúrio.” Tudo isto à boleia com Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

A palestra, perdão, a viagem começa às 21h00 de dia 21 mas às 22h00 já estará de volta e pronto para embarcar em  “O Fascínio da Astronomia”, desta vez com Pedro Russo, Professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden, Holanda; presidente da Comissão C2 da União Astronómica Internacional e colaborador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal.

São duas apenas, as primeiras, de um programa recheado de mais actividades, observações do céu estrelado, aulas de yoga ou shows de ciência e espectáculos visuais a cargo da Ciência Viva.

O Alqueva não fica tão longe como Titã, mas esta viagem promete ser inesquecível. Para saber mais informações sobre o programa, assim como inscrições para as actividades pode visitar o Dark Sky Alqueva.

Foto: Miguel Claro, Dark Sky Alqueva

Deixar uma resposta