natura cork1

O Verão não será a melhor altura para apresentar uma salamandra, mas esta Natura Cork merece, porque acaba de receber o prémio de design Red Dot Awards, um dos mais prestigiados prémios internacionais, ao  qual todos os anos concorrem milhares de produtos

Para o Júri do concurso, a Nature Cork torna “não só possível ver o fogo como senti-lo com as mãos, tocando na cortiça.  A cortiça não está em contacto directo com o corpo em metal, para que o material não escureça com o tempo, mas a cortiça dá um toque natural à salamandra, um objecto industrial.”

A Natura Cork foi criada pela Fogo Montanha e é facto um objecto lindíssimo, pelo que se justifica plenamente a decisão dos Red Dot em atribuir-lhe o prémio na categoria Design de Produto. Para Nuno Sequeira, CEO da Solzaima (que detém a marca Fogo Montanha), trata-se “do reconhecimento do caminho que temos andado a percorrer com a marca e com os nossos produtos. Nunca é fácil a um fabricante e uma marca portuguesa serem reconhecidos na Europa como produtos de qualidade, pelo que o facto de termos sido premiados no maior concurso de design europeu irá trazer este reconhecimento e abrir mais facilmente as portas de mercados difíceis e exigentes, como a Alemanha”.

Nuno Sequeira não se esqueceu também de referir a importância desta solução de aquecimento em termos ecológicos: “Se pensarmos globalmente, veremos que o aquecimento a biomassa é a melhor e mais ecológica forma de aquecermos a nossa casa. Em Portugal temos uma floresta que cobre cerca de 40 % do nosso território e a normal limpeza anual das matas e florestas nacionais – que é fundamental para não termos desastres ecológicos e humanos na época do Verão – permitiria o material lenhoso suficiente para aquecer todas as habitações de Portugal, melhorando inclusivamente a balança comercial portuguesa, pois as restantes formas de energia fóssil são todas importadas”.

natura cork2

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta