REVOsdr é uma tecnologia de comunicações sem fios muito mais avançada do que a actual, porque possibilita obter uma maior rapidez e precisão nas comunicações entre o módulo e a base, permitindo assim trabalhos de maior precisão e mais exigentes em termos de transferências de dados. O conceito foi desenvolvido por Carlos Ribeiro, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) que, entretanto, fundou a start up TWEvo (Tactile Wireless Evolution) para comercializar a solução.

E foi precisamente numa viagem aos Estados Unidos que Carlos Ribeiro se encontrou com o CEO da Astrobotics, uma das poucas empresas norte-americanas que produzem rovers utilizados na exploração de outros planetas. “Nem queria acreditar no interesse de uma empresa que está a criar veículos autónomos para serem usados na colonização de Marte” disse o CEO. Mas a verdade é que estão. E não é só em Marte, já que tem a Astrobotics tem planeada uma missão lunar (em conjunto com a Nasa) já para 2019.

Ainda na terra, a tecnologia da TWEvo é excelente para controlar drones com muito mais rigor, e em tempo real, abrindo assim todo um leque de novas utilizações industriais para estes aparelhos. Outra empresa norte-americana a desenvolver também soluções com REVOsdr é a John Deere, a maior produtora de maquinaria agrícola, que está interessada nas potencialidades de veículos agrícolas controlados remotamente.

REVOsdr 1

Deixar uma resposta