Ciência 2017 é o encontro anual da comunidade científica e tecnológica em Portugal, que se realiza de 3 a 5 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa. Assinalando os 50 anos da criação da JNICT – Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e os 20 anos da criação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, este evento visa promover um debate alargado sobre os principais temas e desafios que orientam a actividade da comunidade científica portuguesa, juntando investigadores e convidados de outros sectores e de diferentes esferas da sociedade em geral.

O programa está estruturado em torno de “14 agendas temáticas estratégicas”, da Iniciativa Nacional Competências Digitais 2030, temas complementares e outros programas estruturantes, reunindo no mesmo fórum mais de 400 oradores, seis sessões plenárias, 60 sessões paralelas e temas como: Agro-alimentar, Florestas e Biodiversidade; Economia Circular; Cultura e Património Cultural; Inclusão Social e Cidadania; Mar; e Sistemas Sustentáveis de Energia. 

Pela primeira vez há um país convidado – a Índia, contando com a participação de investigadores do Indian Space Research Office (ISRO), National Institute of Oceanography (NIO), Tata Centre of Fundamental Research (TIFR), Indian Institute of Technology (IIT). Segundo a organização, este será um incentivo a uma reforçada cooperação entre os nossos países que têm fortes laços históricos.

O Ciência 2017 tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Poderá consultar o programa completo aqui

Foto: Ciência 2017

Deixar uma resposta