Parque Nacional Hossa

A Finlândia é o destino certo para quem procura Natureza em estado puro. As florestas ocupam dois terços de território, existem mais de 180.000 lagos e o ar que se respira é o terceiro mais limpo do planeta. Para celebrar esta ligação à Natureza, a Finlândia, que este ano comemora 100 anos de independência (do império Russo), acaba de designar o Parque Hossa, no nordeste do país, o seu 40º Parque Nacional.

O Parque Nacional Hossa, a uma hora de carro da cidade de Kuusamo, e não muito longe da fronteira com a Rússia, é perfeito para quem gosta de pescar ou fazer canoagem em águas cristalinas. Com cerca de 11 mil hectares e 130 lagos e lagoas, tem inúmeros trilhos para apreciadores de caminhadas e pontes suspensas.

Ao longo dos penhascos de Värikallio, que se erguem do lago Somerjärvi, podem ser observados os maiores exemplos de pinturas rupestres pré-históricas da Finlândia. Hossa era uma região habitada pelo povo sami, por isso são vários os vestígios desta cultura milenar dispersos pelo território. Destaque também para o Julma-Ölkky, um grande lago rodeado por desfiladeiros, os rápidos de Lounatkoski e ainda para o Papinpetäjä (ou pinheiro do sacerdote), uma árvore na margem da lagoa de Keihäslampi, que apresenta várias marcas esculpidas no seu tronco, sendo a mais antiga datada de 1750. 

É possível chegar à entrada do parque de transportes públicos, mas depois terá de seguir a pé, pelo que o ideal será ir de táxi ou alugar um carro. O Hossa possui um “visitor center”, com loja, café, restaurante, posto de aluguer de barcos e canoas e organização de visitas guiadas pelo parque. Para quem desejar pernoitar, é possível fazê-lo num dos 14 abrigos e cinco cabanas geridos pelo próprio parque ou acampar no parque de campismo de Karhunkainalo, aberto de Março a Outubro. E porque estamos a falar da Finlândia, também existem saunas de acesso livre aos hóspedes que alugam as cabanas de madeira.

Consulte o site do Hossa para mais informação sobre mais opções de alojamento nas redondezas (desde hotéis a casas de campo ou apenas quartos para alugar), mas também sobre locais a visitar, restaurantes, actividades de Verão e de Inverno e ainda para informações sobre os regulamentos e regras do Parque.

Fotos: VisitFinland

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta