Madya Pradesh

Ontem (dia 2 de Julho), o estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, promoveu uma gigantesca acção na qual participaram mais de 1.5 milhões de voluntários, crianças e idosos incluídos: em apenas 12 horas, conseguiram plantar 66.3 milhões de árvores ao longo do rio Narmada. De 20 espécies diferentes.

A medida insere-se nos compromissos assumidos pelo governo central no Acordo de Paris, onde ficou estipulado que a Índia – terceiro maior emissor de dióxido de carbono – vai plantar mais 95 milhões de hectares de floresta até ao ano de 2030.

Esta plantação quebrou o anterior recorde mundial, que estava nas 50 milhões de árvores plantadas num dia, estabelecido o ano passado pelo vizinho estado de Uttar Pradesh. O recorde ainda necessita de ser confirmado pelo Guinness World Records que enviou especialistas ao local. Os relatórios preliminares indicam que tudo correu na perfeição e o recorde será mesmo batido.

Madya Pradesh2

Entretanto, e como o Madya Pradesh tem mais quatro estados vizinhos, espera-se já uma resposta cabal. De um dos quatro ou mesmo do Uttar Pradesh, que não pode perder assim o seu estatuto de campeão. As hipóteses são infinitas e, pelo menos, aqui luta-se por um melhor meio ambiente. 

 Foto: Creative Commons / Governo de Madya Pradesh

Deixar uma resposta