No ano passado a Comissão Europeia citou os protocolos do Investor Confidence Project (ICP) Europe como “melhor prática”, para maximizar o desempenho ambiental em edifícios e promover o interesse e confiança dos investidores. A partir de agora, a Investor Ready Energy Efficiency (IREE), passará a ser aplicável também a projetos de eficiência energética na indústria, iluminação pública e redes urbanas de calor e frio. E conta com o apoio financeiro do programa Horizonte 2020 da União Europeia.

O ICP visa a standardização de projectos de eficiência energética através da utilização das melhores práticas existentes, de modo a tornar os projectos mais atractivos para os investidores.

“Desde 2015 que, com o apoio da Comissão Europeia, o ICP tem permitido realizar avanços consideráveis na introdução da standardização em projectos de eficiência energética na Europa”, afirmou Dr. Steve Fawkes, consultor sénior do ICP Europe e Jorge Rodrigues de Almeida, managing partner da RdA Climate Solutions, acrescentou que “com esta expansão, nomeadamente para a eficiência energética na iluminação pública e na indústria, estamos a responder à procura dos investidores nacionais que consideram estes os sectores mais activos em Portugal”. Se pretender saber mais, deixamos-lhe aqui o e-mail do consultor: almeida@rda.pt

A consultora RdA Climate Solutions, opera em Portugal e Espanha o consórcio que irá realizar esta expansão, junto com outras entidades europeias como a EnergyPro Ltd e a Verco no Reino Unido, a Serimus na Alemanha ou a Denskatt na Áustria e Bulgária.

Foto: BuildUpEU/shutterstock

 

Deixar uma resposta