projeto verão azul

As 37 crianças chegaram este domingo, 16 de Julho, a Portugal, vindas da aldeia ucraniana de  Ivankiv, situada muito próxima de Chernobyl E vêm passar um mês de férias a Portugal, no âmbito da 9.ª edição do programa Verão Azul, um projecto, organizado anualmente pela Liberty Seguros, em parceria com a Associação Cultural, Recreativa e de Solidariedade (ACLIS). O objectivo é, naturalmente, melhorar um pouco a qualidade de vida destas crianças oriundas do local onde ocorreu o maior acidente nuclear da história, em 1986.

Assim, e até ao próximo dia 20 de Agosto, estas 37 crianças e adolescentes passarão férias com famílias portuguesas em várias zonas de norte a sul do país, sendo que a maioria, 33 até já esteve no nosso pais anteriormente, e uma delas regressa já como monitora. A Liberty Seguros organiza estas férias há nove anos.

Fernando Pinho, responsável pelo projecto Verão Azul acrescenta que “é com muita satisfação que uma vez mais possibilitamos a vinda destas crianças, no sentido de poderem passar umas férias de Verão num ambiente mais limpo e longe da radioactividade. O sucesso do projecto faz com que cada uma destas crianças queira regressar ano após ano, até serem maiores de idade. Para as famílias portuguesas que acolhem estes jovens de braços abertos é também muito gratificante, pois são laços muito fortes que se criam”.

Para assinalar a edição deste ano serão lançados, ainda no mês de Julho, um livro e uma exposição itinerante intitulados “O nosso Verão Azul das memórias”, com os testemunhos dos envolvidos na iniciativa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta