A REN – Redes Energéticas Nacionais estabeleceu uma parceria com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) com o objectivo de apoiar esta instituição em várias acções ligadas à biodiversidade e educação ambiental.

O CERVAS funciona como um hospital para animais selvagens situado em Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela. Este centro foi criado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em 2004, iniciou o seu funcionamento em 2006 e desde 2009 encontra-se sob gestão da Associação ALDEIA, uma organização não-governamental com sede em Vimioso.

Desde 2006, esta instituição já recebeu 4078 animais de 175 espécies diferentes, sendo a taxa de devolução à Natureza de 62%. Os animais assistidos são provenientes dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro, Leiria, Castelo Branco e ocasionalmente de outros locais. Na maior parte dos casos as entregas são efectuadas pelas equipas do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), em menor número pelo ICNF e em alguns casos directamente pelas pessoas que recolheram os animais.

Foto: Cervas

Deixar uma resposta