limpar oceano

Estamos a entrar naquela época do ano em que Portugal se muda para a praia. Para além dos apelos “normais” para manter as praias limpas e levar o lixo que produz, que tal fazer um pouco mais este Verão? A CleanSwell é um programa (e uma aplicação) da ONG Ocean Conservancy, que precisa da nossa ajuda para manter milhões de toneladas de lixo longe dos mares. “Take a stand to clean up the ocean” dizem, “Tome uma atitude para limpar o oceano”.

Pode ter a certeza que não o fará sozinho. Desde que o programa começou já se inscreveram mais de 11 milhões e meio de voluntários nesta comunidade (11 656 141 para sermos mais precisos), que regularmente apanham o lixo nas praias e oceanos de todo o mundo. As fluviais também contam pois é pelos rios que a maior parte do lixo desagua nos oceanos. Só no ano passado foram recolhidos mais de oito milhões de quilos de lixo, que de outra forma teriam ido poluir os oceanos.

A ideia é, também, passar depois toda a informação sobre o lixo recolhido, através da app, para a Ocean Conservancy, traçando um quadro bem real do panorama, que fica assim à disposição de técnicos e decisores políticos, para que possam tomar as melhores soluções para combater este problema.

Foto: Creative Commons

Deixar uma resposta