Horta Montreal

Quando em 2014, o bairro de Saint-Laurent, em Montreal, começou a promover uma política de telhados verdes, um supermercado local questionou-se se poderia ir mais longe. Quase três anos depois, o IGA Extra Famille Duchemin inaugura um projecto inovador, afirmando-se como o primeiro supermercado do Canadá a vender produtos cultivados no seu próprio telhado, convertido numa verdadeira horta orgânica, onde crescem cerca de 30 variedades de vegetais orgânicos certificados, incluindo tomates, alface, rabanetes, couves, beringelas e manjericão.

A reportagem publicada no jornal Ottawa Citizen cita um dos proprietários, Richard Duchemin, que conta  que olharam para a nova lei como um fardo, mas antes como uma oportunidade. É que esta horta urbana, irrigada com água recuperada do sistema de desumidificação da loja, não só ajuda a regular a temperatura do prédio, economizando energia, mas também alimenta a procura crescente dos consumidores por produtos com uma menor pegada de carbono. “As pessoas estão muito interessadas em comprar produtos locais”, disse em entrevista. “Não há nada mais local do que isto”.

Pierre St-Laurent, vice-presidente executivo da Sobeys, empresa proprietário da cadeia IGA, entre outras, diz que está a seguir este projecto de perto, deixando em aberto a possibilidade de replicar a ideia noutros supermercados espalhados pelo Canadá.

Foto: IGA Extra Famille Duchemin (via Facebook)

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta