Em Ferraria de São João, uma pequena aldeia de Xisto, no concelho de Penela estão cerca de cem árvores para adopção, as mesmas que há um mês, quando o fogo tentou entrar na aldeia, resistiram às chamas – arderam apenas dois – e protegeram os moradores. A prova viva da enorme importância que estas árvores autóctones podem desempenhar no combate aos incêndios.  

A orla de sobreiros é composta por cerca de 200 árvores, alguns com 200 anos, que necessitam de ser geridas e mantidas, o que implica cortes sanitários, limpezas de vegetação e beneficiação do espaço. Assim, para financiar esta manutenção, bem como a aquisição de mais espécies, a associação de moradores criou esta iniciativa original de as entregar para adopção. A iniciativa começou há quatro anos mas agora é ainda mais importante. Em troca 60 a 80 euros anuais, consoante o tamanho do sobreiro, poderá personalizar o seu sobreiro com 3 símbolos, normalmente as iniciais do adoptante; receber 50% do valor da venda da cortiça do sobreiro e participar na actividade anual dos adoptantes: um piquenique no sobreiral usufruindo da sombra da sua árvore.

Além de saber que o dinheiro arrecadado com esta iniciativa é utilizada na recuperação da aldeia e na preservação e expansão das matas de sobreiros. A adopção tem um período de 9 anos, e neste momento um pouco mais de metade dos sobreiros já foram adoptados.

Quem estiver interessado deve enviar um e-mail para: associacaofsj@gmail.com e combinar os detalhes, ou seguir a página do facebook.

Foto: Aldeias de Xisto

.

Deixar uma resposta