Alce branco torna-se estrela nas redes sociais

alce branco

Um majestoso alce branco foi filmado na zona de Varmland, na Suécia ocidental. Trata-se de uma espécie rara, de cor totalmente branca, inclusive as hastes, parecendo saído de uma história encantada. Talvez por isso, o vídeo se tenha tornado imediatamente viral em todas as redes sociais, assim que o seu autor, Hans Nilsson, o publicou no Facebook.

De acordo com a Sveriges Television, Nilsson, que é um político local, andava à procura de um destes animais há três anos. “Tive sorte porque ele apareceu na minha frente e estive 20 minutos a observá-lo. Estava a apenas cinco metros dele”, disse à SVT.

Entretanto, as autoridades da região de Värmland já vieram confirmar que muitas pessoas seguem alces na floresta, chegando a invadir propriedade privada.

Perante a curiosidade cada vez mais expressiva (e excessiva) em relação ao alce branco, zoólogos suecos já vieram fazer várias advertências, alertando para o perigo que pode significar um encontro forçado: “O alce pode ficar enervado (…) e eles são muito perigosos. Aconselho as pessoas a manter a distância”, disse Göran Ericsson, professor de Ecologia Animal da Universidade de Ciências Agrícolas, à agência noticiosa AFP, lembrando que os alces normalmente pesam entre 400 e 600 quilos.

Os alces brancos não são albinos. A sua pelagem branca é originada por um tipo de mutação genética comum entre os alces da região, explicou Ericsson. Na região de Värmland calcula-se que exista uma população de 50 a 100 alces brancos, entre os 1000 registados na Suécia.

Foto: Hans Nilsson (via Facebook)

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php