Aprender com energia solar

International-School’s-Nordhavn6-1020x610

Concluída este ano, a Escola Internacional de Møller Nordhavn, em Copenhaga, está totalmente revestida por uma enorme quantidade de painéis solares. Só que, ao contrário do que acontece na maioria dos edifícios movidos a energia solar, os painéis não estão instalados apenas no telhado. Na verdade, toda a fachada de 6.000 metros quadrados está revestida por 12 mil painéis solares que fornecem mais da metade das necessidades eléctricas da escola.

O edifício, projectado pelo gabinete de arquitectura C.F. Møller, é enorme (25.000 m2), dividido em quatro torres interligadas, cada uma especialmente adaptada para atender às necessidades das crianças em diferentes estágios de desenvolvimento, incluindo, recreios, ginásios, parque infantil, auditórios, refeitório e biblioteca. 

Além de energia “limpa”, os painéis fazem parte da estética do edifício, cuja luminosidade é garantida por um número generoso de janelas e pela sua localização, na zona portuária da capital dinamarquesa. Desenvolvidos pelo instituto de pesquisa suíço EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), os painéis têm cor verde marinha, resultado de uma tecnologia que adiciona partículas finas à superfície do vidro, dando a aparência de cor. O resultado é um tom verde reflexivo que varia com a luz, proporcionando à escola um exterior atraente que é bonito, funcional e… verde!

Resta dizer que a CIS-Copenhagen International School pretende incorporar “estudos solares” no seu currículo, permitindo que os alunos monitorizem os dados de produção de energia nas aulas de física e matemática, e aprendam mais sobre energias alternativas, enquanto testemunham as suas vantagem no seu quotidiano.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php