Beber água da chuva já é possível no Brasil

Chove Chuva

São várias as regiões do Brasil onde a água é um bem escasso. Uma situação que as alterações climáticas estão a agravar. A empresa Hidrologia Ideias Sustentáveis encontrou neste problema uma motivação para desenvolver uma forma de transformar água da chuva em água potável.

O programa chama-se Chove Chuva e, segundo os responsáveis pelo projecto, não só recolhe e purifica a água, como também é fácil de ser instalado e não exige muitos recursos financeiros. Funciona através de um sistema de calhas que recebem a chuva que cai nos telhados, armazenando-a para que seja limpa, filtrada e o seu PH equilibrado, de modo a que fique apta ao consumo humano.

A tecnologia envolve materiais como uma pedra de calcário que diminui a acidez da água da chuva, uma pastilha de cloro que mata micróbios e bactérias, um filtro e um reservatório onde ficará preservada até ser consumida.

Vinicius Ramirez, o gerente comercial da empresa garante que “a água pode ser utilizada em todas as suas finalidades – preparação de alimentos, limpeza da casa e, claro, para beber!” Para garantir a segurança do sistema, cada utilizador tem ainda acesso a um equipamento que mede o Ph para verificar que se mantém dentro dos níveis tolerados pelo ser humano.

Quando instalado num telhado de 100 metros quadrados, o equipamento tem a capacidade de recolher e tratar até 3 mil litros de água por hora em dias de chuva intensa, permitindo uma economia no consumo de água doméstica que pode ir até aos 50%.

Foto: Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php